SOLO

Violonista e compositorGustavo Melo 1

Gustavo Melo tem o violão como instrumento para desenvolver seu trabalho de composição e produção de música instrumental brasileira.

Em sua trajetória tocou e gravou com músicos consagrados como o gaitista Gabriel Grossi, o soprista Carlos Malta, o violonista Fábio Nin, o clarinetista Rui Alvim, o flautista PC Castilho, o pianista Gabriel Geszti, o violonista Thomas Saboga, dentre outros.

O CD Valsa de Índio foi premiado na Rádio MEC/Nacional como melhor música instrumental (troféu Paulo Moura), e a música Tango dos Periquitos como melhor arranjo, feito por Thomas Saboga (troféu Radamés Gnattali).

Atualmente Gustavo Melo apresenta o Show MULT, baseado no álbum gravado em 2014 no Rio de Janeiro e em influências que vão desde Villa-Lobos a Egberto Gismonti, passando por Hamilton de Holanda e Milton Nascimento.

O músico se apresenta em festivais e palcos tradicionais, como o Garanhuns Jazz Festival, Circuito SESI de Música Instrumental, Centro Cultural IBEU, Sala Baden Powell, Sala Funarte, entre outros.


“Ao fazer em sua música uma aproximação lúdica, não literal, de estilos musicais tradicionais (como o jazz ou o tango) e, ao mesmo tempo, de batuques de influências diversas, Gustavo Melo executa obras de perfil multicultural cujo objetivo não é apresentar um ou outro estilo e sim ressaltar o caráter universal e plural da música brasileira, capaz de dialogar com a contagem de tempo de todos os ritmos e culturas.”


 

Gustavo Melo estudou Harmonia e percepção musical no Centro Ian Guest de aperfeiçoamento musical (RJ), violão erudito com Wagner Meireles (UFRJ) e com Fábio Nin (Tira Poeira), e violão popular com Paulo Aragão (Maogani), Bilinho Teixeira (Choro na feira). Fez curso livre de choro na Escola Portátil de Música, de improvisação com Jovino Santos Neto e Percepção Musical na Uni-Rio.

Como compositor de música popular foi premiado ainda na categoria música instrumental do Festival de Americana-SP com a música Dani-barba no Frevo”, e teve a música “Na tigela com Dona Maria” premiada no concurso Rio Jovem Artista da Prefeitura do Rio. Atua também como produtor musical de trilhas sonoras de espetáculos teatrais e de vídeos documentários.

Gustavo Melo é Doutor pela UFRJ em projetos de conservação socioambiental.